OMS declara Coronavírus emergência de saúde pública
– Moçambique intensifica medidas de prevenção contra o vírus
A 07 de janeiro de 2020, foram identificados, na República Popular da China, casos de doenças respiratórias agudas (2019-nCoV), depois de a 31 de dezembro último o país ter reportado à OMS a existência de vários casos de pneumonia.
Os Coronavírus são uma família de vírus que podem causar doenças no ser humano. A infeção pode assemelhar-se a uma gripe comum ou apresentar-se como uma doença mais grave, como pneumonia.
Até ao momento, foram confirmados mais de 7 mil casos, só na China, e cerca de 100 em outros países.
A Organização Mundial da Saúde já declarou o estado de emergência de saúde pública de interesse internacional, face à epidemia, e encoraja o reforço de medidas de higiene individual e coletiva, no entanto, não recomenda a restrição de viagens.
Segundo o Ministério da Saúde Nacional, Moçambique não está isento do risco de infeções, devido ao modo de transmissão, pelo que está a implementar medidas de intensificação da vigilância nos pontos de entrada internacionais, avaliação da temperatura e instalação de centros de isolamento para eventuais casos.
Os sintomas reportados por doentes infetados pelo Coronavírus incluem febre, tosse e falta de ar. Ainda não existe vacina para controlar este vírus, por isso, a prevenção passa por evitar a exposição ao mesmo.