A Joaquim Chaves Saúde (JCS) apresenta-se como um dos principais operadores privados de saúde em Portugal, com especial destaque para o diagnóstico laboratorial, clínicas de ambulatório, oncologia e saúde mental.
Desde a sua fundação em 1959 que a permanente aposta em recursos humanos diferenciados, o investimento em espaços cuidados e a monitorização por rigorosos programas de qualidade, têm permitido ao grupo crescer de forma sustentada.
Desta forma a JCS chegou em 2014 a Moçambique. O seu processo de internacionalização ditou a compra de 80% de um Laboratório de Análises Clínicas situado em Maputo. Desde então até à data, o Laboratório Joaquim Chaves Moçambique tem evoluído de uma forma gradual, estando já neste momento a crescer em número de Postos de Colheita.
Paralelamente ao Laboratório, a JCS Moçambique apresenta ainda consultas de especialidade e exames complementares de diagnóstico.
Laboratório Joaquim Chaves Moçambique
O Laboratório Joaquim Chaves Moçambique tem como principal objetivo proporcionar à população local um serviço de proximidade. A excelência no diagnóstico laboratorial aliada à experiência dos profissionais da JCS é agora uma realidade em Moçambique.
O Laboratório situado em Maputo, executa localmente a maioria das Análises de rotina tendo a particularidade de beneficiar da qualidade e rapidez de resposta do Laboratório Central em Portugal para realização das restantes Análises.
Um dos pilares basilares da sua evolução centra-se na aposta efetiva em formação de recursos humanos locais, através de um processo de aculturação de procedimentos e boas práticas laboratoriais.
Desta forma o desempenho técnico profissional é nivelado pelos elevados padrões de exigência do Laboratório Central, o que contribuirá seguramente para um diagnóstico com grande rigor, qualidade e rapidez de processos.
O Laboratório Joaquim Chaves Moçambique incorpora ainda por subcontratação ao Laboratório Central a especialidade de Anatomia Patológica, disponibilizando assim a análise morfológica de órgãos, tecidos e células à população moçambicana.
O Laboratório dá resposta local a Análises nas seguintes valências:
Esta resposta é complementada por Análises de valências do Laboratório Central:
Por definição, o termo “medicina”, do latim ars medicina, significa a arte da cura. É nesse sentido que dirigimos as nossas energias e competências. Com recurso a uma equipa altamente habilitada e profissional, o grupo Joaquim Chaves Saúde presta um vasto conjunto de serviços nas áreas do diagnóstico e da terapêutica, enquadrando de forma integrada o cuidado personalizado de cada utente.
A nossa motivação – e o nosso compromisso – é proporcionar a quem nos procura o acesso às melhores soluções atualmente existentes no setor da saúde, aliando uma elevada competência e especialização humana à disponibilização das tecnologias mais avançadas.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o conceito de “saúde” não se define apenas pela ausência de doença, mas pelo bem-estar físico, mental, psicológico e social do indivíduo. A saúde é, assim, um estado cumulativo que deve ser promovido dia-a-dia, durante toda a vida.
O paradigma do serviço médico moderno não se esgota, deste modo, em consultas pontuais. O atendimento de proximidade e acompanhamento permanente dos utentes deve estar no topo das competências do terapeuta, respeitando e fortalecendo os princípios de uma relação familiar entre as partes.
A visão da Joaquim Chaves Saúde é muito mais do que apenas dizer presente. É, acima de tudo, estar presente!
atualmente, a Joaquim Chaves Saúde presta serviços e cuidados de saúde nos Laboratórios de Análises Clínicas Dr. Joaquim Chaves, Clínicas Médicas, Clínicas de Radioterapia e na Casa de Saúde de Carnaxide.
Especializámo-nos em áreas essenciais, como as análises clínicas, o diagnóstico pela imagem, os tratamentos oncológicos e o acompanhamento psiquiátrico. E garantimos uma intervenção diferenciada e de qualidade, cada vez mais próxima e humanizada, nas mais diversas áreas da medicina moderna.
Na Joaquim Chaves Saúde, os utentes “são da casa”. Eles são a nossa primeira e última razão de existência. Servi-los é a nossa missão. Estar atento e satisfazer as suas necessidades é o nosso objetivo prioritário.
Estimulamos um clima familiar, onde se respira saúde. Por isso, é também transversal a toda a nossa atividade o respeito pelo meio ambiente.
Como profissionais de saúde, cuidamos de tudo o que é vida. É na sua melhoria constante que providenciamos valor à comunidade e aos nossos acionistas.
MAPUTO
Laboratório Joaquim Chaves Moçambique
Av. 24 de Julho, nº382
Bairro da Polana Cimento
Av. Mao Tse Tung, nº 1594
Bairro da Malhangalene (Em frente à Igreja Santa Ana)
LISBOA
Centro Oncológico Dra. Natália Chaves
Clínica de Miraflores
Clínica de Cascais
Clínica de Radiologia de Cascais
Dr. Joaquim Chaves, Laboratório de Análises Clínicas
Dr. Joaquim Chaves, Laboratório de Anatomia Patológica
Clínica de Sintra
Clínica de Entrecampos
Clinica de Carcavelos
Clínica de Oeiras
Casa de Saúde de Carnaxide
Clínica de Radiologia de Vila Franca de Xira
PORTO
Clínica de Radioncologia do Porto
SANTARÉM
Clínica de Radioncologia de Santarém
ALGARVE
Clínica de Radioncologia do Algarve
Laboratório de Análises Clínicas Dr. Joaquim Chaves Algarve
Clínica de Gastroenterologia de Faro
Clínica de Faro
Clínica de Olhão
As análises clínicas foram a aposta pioneira da Joaquim Chaves Saúde, com a criação do Laboratório Dr. Joaquim Chaves, em 1959, inicialmente sediado em Mafra e atualmente localizado em Miraflores.
O crescimento do Laboratório e a evolução do grupo levou a que novas unidades fossem surgindo numa expansão não apenas geográfica mas também da gama de serviços prestados. É nesse contexto que surge o Laboratório Dr. Joaquim Chaves Moçambique que, estando integrado no grupo Joaquim Chaves Saúde tira partido de um historial de mais de 50 anos de referência na Saúde em Portugal.
O Laboratório dá resposta a análises nas valências de:
As práticas laboratoriais e do atendimento ao utente estão harmonizadas com as do Laboratório Dr. Joaquim Chaves. Há uma forte aposta em programas de avaliação externa da qualidade (Programas do Instituto Ricardo Jorge de Lisboa e LabQuality).
A validação biopatológica, consubstanciada na assinatura do Boletim de Análises, é da exclusiva responsabilidade de técnicos superiores especialistas.
As orientações e procedimentos implementados no Laboratório seguem as linhas mestras dos sistemas da Joaquim Chaves Saúde, referenciados à norma ISO 9001.
A Política da Qualidade, desde a primeira hora implementada, defende orientações tão importantes como sejam a focalização no serviço prestado ao Utente, a monitorização de funções críticas e do controlo da qualidade, a aposta na formação e qualificação das equipas, o desenvolvimento de relações de parceria, a organização preventiva e a otimização dos recursos num caminho incontornável de Boa Prática e cumprimento de Requisitos Legais.