OMS inclui Burn Out na Classificação Internacional de Doenças

O stress do trabalho pode trazer complicações à saúde, como a síndrome de Burn Out, distúrbio que se caracteriza pelo esgotamento físico, mental e psíquico da pessoa.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu, recentemente, esta síndrome na Classificação Internacional de Doenças (CID), como um problema associado ao emprego e desemprego.

A CID define o Burn Out como uma síndrome resultante do stress crónico no local de trabalho, que não foi gerido com sucesso, e descreve-a em três dimensões: sensação de exaustão ou esgotamento de energia; aumento do distanciamento mental do trabalho, ou sentimentos de negativismo ou cinismo relacionados com o trabalho; redução da eficácia profissional.

De acordo com a OMS, o Burn Out refere-se, especificamente, a fenómenos no contexto ocupacional, e não deve ser aplicado para descrever experiências em outras áreas da vida.

A Classificação Internacional de Doenças tem por objetivo padronizar a codificação das doenças e outros problemas relacionados com a saúde. A recente revisão da CID entrará em vigor em 2022.