COMUNICADO DE IMPRENSA COVID-19
Na sequência da situação epidemiológica do novo Coronavírus – COVID 19, temos recebido através dos meios de comunicação social, inúmeras abordagens com algumas questões prementes.
Neste sentido, vimos por este meio dar conta dos seguintes pontos:
- O Laboratório Dr. Joaquim Chaves – Moçambique tem escrito uma história associada ao rigor e excelência na área da saúde e em particular na área das Análises Clínicas.
- Neste momento particularmente difícil para todos, o Laboratório Dr. Joaquim Chaves – Moçambique quer estar ao serviço da Saúde Pública, pelo que se impõe manter os padrões de elevada qualidade em todo o trabalho que realiza e coloca à disposição de toda a população.
- Pretendemos contribuir para ajuda no diagnóstico desta doença disponibilizando métodos laboratoriais que são os únicos validados pela Organização Mundial de Saúde.
- O Laboratório Dr. Joaquim Chaves – Moçambique faz o despiste laboratorial do vírus SARS-CoV-2 (COVID-19), através da técnica de amplificação de ácidos nucleicos por PCR em Tempo Real de acordo com as recomendações publicadas pela OMS em 2 de março de 2020 “Laboratory testing for Coronavirus disease 2019 (COVID-19) in suspected Human cases – Interim guidance OMS/WHO”.
- Para além da metodologia acima descrita também queremos reforçar que o transporte das amostras para pesquisa de COVID-19 obedecem escrupulosamente às recomendações da OMS e que se encontram também disponíveis no documento referido no parágrafo anterior.
- É por mantermos todo este rigor nos nossos procedimentos técnicos que somos atualmente em Portugal o Laboratório mais solicitado para fazer a pesquisa do COVID-19 tendo protocolos com os maiores Hospitais do país.
- Estamos ao serviço da Saúde Pública e de todos os cidadãos. Temos assim, um forte compromisso, disponibilizar um serviço de excelência científica para todos os que nos procuram.